quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

As primeiras Propostas para o Jogo



Amigos do 8ºG e C:

Olá, aqui vai um resumo do que resolvemos na reunião de 16 de Janeiro sobre o jogo interactivo em CD-R Navegar é Preciso: Estiveram presentes, pelo 8ºG, o Tiago, a Ana, a Soraia, a Ana Sofia, a Ana Silva, o Ruben, o Diogo, o Paulo e o Tiago (aproveitando a reunião do Clube de Bodyboard com o Professor Mário). A Ana Catarina a a Ana Filipa estiveram lá, mas tiveram de sair mais cedo. Quanto ao 8ºC têm contribuído muito e esperamos encontrarmo-nos em reunião próxima.

O resto da turma é convidado para participar por mail e no blog que abriu para o efeito e que podem ver aqui http://www.navegarepreciso8.blogspot.com/ decisões:

  • O Navegar é Preciso será um jogo em cd-rom que se desenrola nas rotas utilizadas pelos portugueses na expansão marítima, no século XV e XVI.

  • A personagem principal é a de um «miúdo» entre os 11 e 13 anos, comandado por um comandante Bart (lembram-se? mas pode vir do nome Bartolomeu).

  • O navio será uma caravela.

  • o jogo vai ter 20 diagramas que corresponde a uma vida cada um.

  • cada diagrama terá 3 questões, cada uma com 3 respostas - uma delas estará certa. No entanto, só uma aparecerá ao jogador. Só se este errar é que «entram» as outras de reserva.

  • Para passar um nível (1 diagrama) o «miúdo» (precisamos urgentemente de um nome!), ou seja, o jogador do cd terá de responder a várias questões.

  • quem lançará estas questões são os deuses inimigos dos portugueses (vocês irão dar os Lusíadas para o ano) que pode ser Baco, por exemplo, e aqui introduz-se os Lusíadas de Camões no jogo.

  • O jogo terá também ajudas a que o jogador poderá recorrer se estiver aflito. Só pode pedir 3 e ser-lhe-ão dadas pelos deuses amigos - Vénus e Marte. A pontuação final será dada por Júpiter.

  • A pontuação é de 20 «bússolas» por cada resposta certa e cada ajuda descontará 15 pontos. Quando se atingir 50 pontos, ganha-se uma vida.

  • Contamos com 5 vozes diferentes: de Júpiter, de Vénus, de Baco, do «miúdo» e do Comandante Bart.

E foi assim a reunião que foi muito frutuosa.

Já sabem, o jogo terá 20 diagramas e precisamos de várias perguntas para situações diferentes:

1.Lisboa - Ceuta
2.Madeira
3.Açores
4.Cabo Bojador
5.Serra Leoa
6.Feitoria da Mina
7.Zaire/Congo
8.Cabo das Tormentas/Boa Esperança
9.Tordesilhas
10.Colombo
11.Índia
12.Índia
13.Brasil
14.Brasil
15.Malaca
16.China
17.China/Macau
18.Timor
19.Fernão de Magalhães
20.Porto no século XVI

Agora, ao trabalho! Cá vos esperamos com novas ideias. Precisamos de questões para estas etapas. Podem enviá-las, com o vosso nome e turma, para:
12bcerco@gmail.com

1 comentário:

Victor Martins disse...

Muito bem, mais um importante passo dado :)

Os desenhos estão muito catitas, essa estética cartoon faz logo tudo ficar bem mais divertido.
Mal posso esperar para ver essas ilustrações acabadas, vão ficar 5 estrelas!
A parte de ter vozes foi uma surpresa para mim, e realmente é uma boa ideia, será um tópico depois a discutir a nível de produção.

Infelizmente agora estou a passar o meu próprio cabo das tormentas, mas a partir de meados de fevereiro já estarei mais disponível para me encontrar com vocês.

Entretanto estou sempre disponível no email através do email.

Força aí marujos!!!