domingo, 6 de janeiro de 2008

O primeiro esquema (muito sucinto) do jogo

Uma Caravela Portuguesa

A ideia é esta:
A partir de etapas da expansão portuguesa criamos níveis com as respectivas questões. Assim:


Um Navegador português
A 1ª etapa (de umas 20, ao todo) seria Lisboa / Ceuta com umas questões que o jogador teria de responder.
Em que data aconteceu a conquista da cidade? A resposta certa seria 1415, entre 3 outras datas em resposta múltipla. O barco avançava e parava a meio da rota. Seguir-se-ia um ataque de piratas a que o jogador teria de livrar-se. Era obrigado, então, a responder a mais uma questão: «diga a razão correcta que levou o Infante D. Henrique a conquistar Ceuta»; a resposta seria p.e. «encontrar as rotas do ouro, dos escravos e do marfim que chegavam ao Norte de África», entre outras respostas; o barco avançava... até Ceuta! Aí, para sair de lá, o jogador teria de responder a mais uma questão de completação que poderia ser esta: «A conquista foi...»: resposta - «um desastre económico, pelo que saímos imediatamente»; «um desastre económico, mas mesmo assim ficámos para controlar as rotas para o sul»; «um sucesso económico e militar»; «um sucesso económico, porque encontrámos todos os produtos que queríamos». A resposta certa seria a 2ª. Se o jogador acertou, navegará para o Cabo Bojador de imediato... e assim sucessivamente com algumas peripécias (questões) de muito simples resolução...
O jogo continuaria assim, por mais umas 20 etapas, sendo que para cada uma precisaríamos de umas 5 questões para outras tantas respostas múltiplas (por etapa): isto daria 5 vezes 4 respostas múltiplas , igual a 20 no seu total e para cada etapa!

Uma Nau
Muito Importante:
Ah...e meus amigos alunos, que fazem parte da equipa do jogo: já tiveram as férias para pesquisar nos livros as questões a formular para o jogo e respectivas respostas. É claro que será com a minha ajuda, mas vamos lá a trabalhar porque há, neste momento, pessoas que estão empenhadas em ajudar-nos com o jogo e não podem esperar muito mais. Vamos a isso. Quem desenhar bem, pode mandar para este e-mail uns desenhos com a personagem principal (terá de ser português e navegador do século XV/XVI, como é lógico! e terá um nome inventado por vós) e com uns barcos para o efeito. Podem escolher a nau, mas não me levem a mal se eu disser que a Caravela é um barco muito mais bonito, não é?

Um pirata

2 comentários:

Victor Martins disse...

Está com bom aspecto, agora toca a trabalhar pessoal! :D

ALC disse...

Olá alunos. Apresento-vos o Víctor de quem já vos falei nas aulas e que vai ajudar-nos a pôr de pé estas ideias de fazer um jogo interactivo. Sem ele, seria muito, muito difícil fazermos algo bonito. Agradecemos sinceramente que o Víctor se tenha desde logo disponibilizado, junto com a ESAP. Mas ainda bem que gostou. Pelo menos, uma turma (o 8ºC)já está a começar a trabalhar a sério na realização do projecto, definindo as etapas. Amanhã teremos o 8ºG que participará no enquadramento de algumas etapas e (mais uma novidade!) conseguimos alguns alunos do 8ºA e B da Professora Paula Santos para elaborar as etapas de Fernão de Magalhães, de Macau e da China. Força, portanto! Agora só falta conhecer estes alunos que já trabalham nisto há um tempo e têm ideias muito concretas sobre os «rumos» a seguir no jogo. Mais uma vez, obrigado.